top of page

QUANTO DE AÇÚCAR VOCÊ CONSOME?


Açúcar são carboidratos presentes em vários alimentos, sendo que a forma comumente encontrada do açúcar é o açúcar livre. Açúcares livres se referem aos açúcares adicionados aos alimentos e bebidas pela indústria, cozinheiro ou consumidor e também açúcares naturalmente presente em mel, xaropes e sucos de fruta.

O consumo elevado de açúcar está associado a alterações metabólicas no organismo que acarreta no aparecimento de algumas doenças, incluindo a cárie dental, o ganho excessivo de peso, doenças cardiovasculares e diabetes.

De acordo com a OMS, crianças que consomem grande quantidade de bebidas adoçadas com açúcar, são mais propensas a ter excesso de peso do que crianças com uma baixa ingestão de bebidas adoçadas com açúcar

Por isso, é recomendado que o consumo de açúcar adicionado não ultrapasse 10% das calorias consumidas por pessoa, por dia.

Para reduzir o consumo de açúcar algumas práticas podem ser adotadas, como : estar atento aos rótulos do

s alimentos pois, o açúcar está indicado na tabela nutricional como carboidratos e na lista de ingredientes está inserido como sacarose, glicose, xarope de malte e etc ; preferir sempre comida de verdade, por exemplo: Se você consome diariamente sucos de caixinha, procure substituí-lo por sucos naturais, polpas de frutas ou comer a própria fruta. Assim o uso de produtos industrializados que contém grande quantidade de açúcar será menor, sendo melhor para sua saúde.

Referências:

IDEC- Açúcar nos alimentos processados: como e por que reduzir? Disponível em :https://www.idec.org.br/em-acao/artigo/acucar-nos-alimentos-processados-como-e-por-que-reduzir

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Global strategy on diet, physical activity and health: childhood overweight and obesity. Genebra: World Health Organization, 2014.


Em Destaque
Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page