top of page
Vol. 10, Nº 36, Fevereiro/2019

Aos leitores

Volta às aulas! Quanta esperança no ano letivo que começa, não é? O Folhinha os aguarda com novos desafios, experiências e muito mais. Mas, para começar, uma turma resolveu dizer como foi de férias. Será que foi igual a sua?  Dê uma olhada e quem sabe poderá escrever sobre ela no próximo número? Assistiu algum filme ou leu um livro legal? Recomende-o para nós.  Aproveite também e veja os desenhos interessantes. Bem, boa leitura e até a próxima edição!

CANTINHO DE LEITURA

AS FÉRIAS INCRÍVEIS

Kayo Alves Costa - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

No começo das minhas férias eu viajei. Então eu fui para um lugar chamado Araçú onde meu pai nasceu. A gente chegou de noite e posamos na casa da minha tia e logo de manhã fomos para uma fazenda e ficamos 3 ou 4 dias e, nesses 4 dias eu vi cortar uma árvore, contei mais de 200 pintinhos, pesquei e só. No Natal fui embora e comemorei o Natal na minha tia e então fomos embora.

No ano novo fomos para a igreja comemorar. Teve muitas coisas e foi só isso.

AS FÉRIAS

Emilly Cristina Batista da Silva - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

As minhas férias foi incrível, foi muito bom porque fui pra minha vovó e brinquei muito. Andei de bicicleta, brinquei com os meus titios e também comi pamonha. Aí fui embora e passei na minha tia e brinquei com o meu primo. Fui embora e cheguei em casa e meus dois primos chegaram e nós ficamos até mais tarde conversando.

MINHAS FÉRIAS

Ruan Kallyw Silva dos Anjos - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Minhas férias começaram e tive que ficar em casa ajudando a olhar os bebês. Eu assiti TV, assistia Jovens Titans. Depois de alguns dias eu fui para a roça e fui para o lago, brinquei , voltei, brinquei de novo e voltei para o lago e brinquei mais um pouco e descansei um pouco e depois descansei mais. Voltei para a roça e toda hora fiquei indo para o lago. Fui para a cachoeira e depois fui embora para casa e fiz as mesmas coisas do começo e fui para a escola.

VIAJANDO NAS FÉRIAS

Suziane Pereira de Souza - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Quando começou as férias eu e minha mãe e meu irmão fomos viajar para Anápolis. Nós ficamos lá a semana inteira e eu e minha mãe e o meu irmão e o namorado da minha mãe fomos passear com os cachorros, foi muito legal! Nós voltamos do passeio quase de noite quando chegamos assistimos um filme antes de dormir.

FÉRIAS

Isabela S. Parreira - Turma D4 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Nas minhas férias eu fui ao supermercado fazer compras e depois eu voltei e assisti TV. Eu assisti um monte de desenhos. No outro dia eu acordei bem cedo e arrumei toda a casa, depois almocei e depois eu fui assisti TV com minha mãe e minha irmã. Depois eu e a minha irmã fomos brincar lá fora. FIM.

FÉRIAS MUITO LEGAL

Wallace Rodrigues dos Santos - Turma D4 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Minhas férias foi muito legal. Fiz muitas coisas. Fui para o zoológico e vi muitos bichos. O que eu mais gostei foi do tigre que ele chegou no zoológico em 1992 e até hoje está vivo e fui no museu do zoológico e vi ossos de dinossauro apesar de ser falsos, pareceu muito realista, mas o que mais tinha no museu são animais empalhados. Essas foram as minhas férias no zoológico. Eu também fui para o clube, banhei de piscina, o nome do clube é Gelado. Apesar de chamar Gelado, a água é muito quente, mas também tinha piscina muito gelada que quase ninguém conseguiu entrar nela. O clube era de reserva. Tinha que reservar hora por hora para entrar.

Voltando para a história do clube de água gelada, só meu pai e meu tio conseguiu entrar na piscina. Isso é o meu resumo do tanto que as minhas férias foi legal.

AS MINHAS FÉRIAS

Marcos Filipe Cândido Gomes - Turma D4 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Nas minhas férias eu fui lá na casa da minha avó e quando eu cheguei lá eu descansei e brinquei com os meus primos e com os amigos. Joguei bola, tomei banho no rio e pesquei e depois eu vim embora. Quando eu cheguei fui na sorveteria, na chácara do meu tio e voltei para casa e assisti muitos filmes. O que eu mais gostei foi Caçadores de Trools e fim.

FÉRIAS

Eloize Oliveira Moreira - Turma D4 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Nas minhas férias eu fui no cinema e também fui no shopping, no parquinho de diversões e na sorveteria.

AS MINHAS FÉRIAS

Sarah Crystiny Rodrigues da Silva - Turma D4 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

As minhas férias foi muito legal e ruim. Foi ruim porque não teve aula e bom porque passeei na minha mãe e teve o meu aniversário e eu comi sanduíche e salgados. Eu assisti um filme de zumbi e voltei para as aulas que é muito legal.

AS FÉRIAS FANTÁSTICA

Daiany do Nascimento Machado - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

No ano passado dia 19 chegou minhas férias. Eu fiquei em casa com a minha família, não deu pra irmos para nenhum lugar. Melhor ficar em casa. Na minha casa eu brinque com as minhas irmãs, pulei de corda, fui ao parque e brinquei de corre cutia e de esconde esconde. Quando chegou o réveillon eu passei na igreja e foi muito bom. Essa foi as minhas férias.

MINHAS FÉRIAS

Mirelly Ribeiro dos Anjos - Turma D2 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

Um dia eu fui na roça da mãe da minha vizinha e eu passei o ano novo lá na roça. Depois que a gente comemorou veio os fogos de artifício e estava lã eu, o Ruan, o Iury, o João Antônio e a Alícia. Nós tudo escorregou na bosta de vaca porque estávamos brincando. Passou três dias e nós fomos embora. Quando chegamos em casa nós queríamos voltar e fomos dormir.

ESCRAVOS

Laís Vitória Cerramo - 5º ano B - Cepae/UFG.

Olhe lá, vidas foram trocadas

por mercadorias e estão prestes

à chegar.

Sentimentos se rasgam,

só para a vida de outro

servir.

Quem era servido não achava

ruim, gostava de os ver sofrer

cada vez mais.

E foi no meio dessa

confusão que o Brasil nasceu.

CONCEITO DE FELICIDADE

Ana Clara Cucino - 3º ano B - Cepae/UFG.

Felicidade: Felicidade é você se mudar para o lado da casa do seu (a) melhor amigo (a) e mergulhar numa piscina de risada. Isso é ser feliz.

ESSA CARTA VAI PARA...

Para Raphael Gustavo da Silva

Olá querido Diretor,

Eu me chamo Maria Eduarda, e eu vi o seu filme " A piscina de Caique" e agora serei a sua crítica. O que eu mais gostei no seu filme foi que o Caique teve um bom coração, mas eu gostaria que você fizesse outra parte do filme, porque eu queria ter visto a reação da mãe do Caíque quando viu a caixa d'água.

Uma coisa que me chamou a atenção é: se realmente essa  história aconteceu? se o vô dele morreu mesmo?  isso é o que eu me pergunto.

Gostei muito do seu filme, porque ele fala sobre: amor, amizade, sonhos, infância, velhice, etc. Mas uma coisa que eu quero muito é que você possa vir aqui na minha sala de aula e faça um filme sobre todos os meus colegas e eu. Um beijo e um abraço da,

Maria Eduarda da Silva Costa Romero - 3° ano B - Cepae/UFG.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A MENINA E O LAÇO

Geovana Oliveira de Carvalho - 1º ano - Cepae/UFG.

WhatsApp Image 2019-02-27 at 14.57.03.jp

DESENHOS NO FOLHINHA

WhatsApp Image 2018-11-19 at 18.01.46.jp

Daniel Gomes  Ferreira Pena Basílio Neto - Madrid - Espanha

Isabella Andressa Santana Bastos - A4/2018 da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra

REPRESENTAÇÃO DA MÚSICA "A CASA AMARELA"

Composição: Leonardo Reis / Saulo Fernandes / Intérpretes: Ivete Sangalo e Saulo Fernandes

Ha... Foi um sonho

Mamãe vestida de rainha e de condão
Papai valente enfrentando o dragão

Mamãe achou legal e até discreto

Heloísa Barbosa dos Santos - 1º ano/2018 da Escola Municipal João Ferreira da Cruz

Mambaí-GO.

Adrian Felype Alves Rodrigues - 1º ano/2018 da Escola Municipal João Ferreira da Cruz

Emilly Morais de Souza - 1º ano/2018 da Escola Municipal João Ferreira da Cruz

Vitória Sousa da Silva - 1º ano/2018 da Escola Municipal João Ferreira da Cruz

Mambaí-GO.

REPRESENTAÇÃO DO LIVRO "DO OUTRO LADO DA RUA" DE CRIS EICH - POSITIVO EDITORA

Ana Luíza Oliveira Silva - Jardim II da Escola Millena

WhatsApp Image 2019-02-19 at 14.29.35 (1
WhatsApp Image 2019-02-19 at 14.29.35.jp

Heloísa Fialho de Assunção  - Turma D1 da Escola Municipal Bernardo Elis - Goiânia-GO.

Amanda  - Turma D1 da Escola Municipal Bernardo Elis - Goiânia-GO.

WhatsApp Image 2019-02-20 at 10.29.11.jp

Flávia Alessandra  - Turma 5º ano C da Escola Municipal José Luiz Bittencourt - Goianira-GO.

WhatsApp Image 2019-02-20 at 10.29.08.jp

Maria Eduarda  - Turma 5º ano C da Escola Municipal José Luiz Bittencourt - Goianira-GO.

WhatsApp Image 2019-02-20 at 10.29.13.jp

Larissa de Assis  - Turma 5º ano C da Escola Municipal José Luiz Bittencourt - Goianira-GO.

WhatsApp Image 2019-02-20 at 10.29.10.jp

Kaik Costa  - Turma 5º ano C da Escola Municipal José Luiz Bittencourt - Goianira-GO.

QUEM FEZ ESTA EDIÇÃO:

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Joycelaine Aparecida de Oliveira, Fabíola Oliveira dos Santos Silva, Michel Franco Ferreira.