Vol. 11, Nº 42, Fevereiro/2020

AOS LEITORES

ESPERANÇA, CUIDADO E EMPATIA, ESSAS SÃO AS PALAVRAS DE ORDEM QUE PRECISAMOS COLOCAR EM PRÁTICA  NESSE TEMPO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS! NESTA EDIÇÃO, VOCÊ  ENCONTRARÁ  ALGUMAS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE ISSO  ALGUMAS DICAS DE SITES PARA NAVEGAR E SE DIVERTIR DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA. ALÉM DISSO, TEREMOS O 7 ERROS, UM CURTA PARA ASSISTIR E CONVIDAMOS VOCÊ TAMBÉM PARA ENVIAR SEUS RELATOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA: CONTE-NOS O QUE ANDA FAZENDO, O QUE SENTE,  O QUE DESCOBRIU, O QUE QUER COMPARTILHAR... ENFIM, CONTAMOS COM VOCÊ! BOA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO!

PARA SABER MAIS

MICROSOFT CRIA MAPA EM TEMPO REAL DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

A empresa coleta dados de diversas fontes de informação e mostra o avanço do Covid-19 no mundo

Microsoft criou um mapa que mostra o avanço do coronavírus (Covid-19) pelo mundo. Em tempo real, a página exibe os locais onde há novos casos da doença. O mapa é parecido com o criado no começo do ano pela Universidade John Hopkins, baseada nos Estados Unidos.

Em uma interface leve e traduzida para o português brasileiro, o mapa da Microsoft exibe casos de contágio e cura da doença. Dada a simplicidade de uso do site, qualquer pessoa pode facilmente visualizar os países mais afetados pela doença respiratória contagiosa originária da China.

(Fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/microsoft-cria-mapa-em-tempo-real-da-pandemia-do-coronavirus/ Acessado em 20/03/2020).

Clique na imagem abaixo e veja as atualizações em tempo real.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que no final de 2019 descobriram um novo vírus Covid-19 que é da família do Coronavírus?

Esse novo Coronavírus, o primeiro paciente relatado, foi um senhor que comeu sopa de morcego, antes só era contaminado em animais.

Começou na China, mas esse não é o único Coronavírus, outros que preocuparam bastante foi a SARS e a MERS. O período de incubação é de 2 a 14 dias.

Para não pegar a doença têm várias maneiras de se previnir que é lavar as mãos toda hora e não ficar em lugares com muita gente.

Esse vírus já virou uma pandemia e já morreram mais de 3.000 pessoas só la na China e no mundo são mais de 11.000 mortes registrados por essa pandemia.

No Brasil foi feito uma quarentena. Esse tempo de quarentena é para não sair de casa, mas tem pessoas que não estão respeitando. Já morreram 25 pessoas no Brasil, então respeitem esse tempo de quarentena.

(João Pedro de Sousa Alves - 6º ano do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Padre Pelágio - Goianira - GO).

CANTINHO DA LEITURA

NÃO POSSO TE ABRAÇAR, MAS POSSO TE AMAR.

 

Queria muito te abraçar e poder te acalentar.

No momento não posso, mas tudo vai passar!

Segurar em suas mãos só por meio da minha oração.

Ah! Não fique triste! Tenha a certeza que existe um Deus muito maior que tudo isso!

Seu direito de ir e vir temporariamente suspenso pode te deixar tenso.

Mas lembre-se, é para que mais tarde você possa correr e gritar para o mundo inteiro ouvir...

Eu estou aqui!

Nós estamos aqui!

Tenha fé, tenha paciência, ama-te com toda à consciência de que você é especial demais.

Ame você e o seu próximo e para com esse negócio de ficar passeando por aí.

Ame a sua família, fique juntinho dela, use as suas panelas para cozinhar aquela macarronada!

Corre pra cima da cama, faz aquela cabana de lençol florido e seja um pai mais divertido.

Faça bolo, faça torta, faça gracinha, faça cócegas!

Revirem o baú, contem histórias, vejam àquelas fotos de quando o tempo te permita ter conversas longas e sorrisos largos e abraços demorados...

Sentados no chão veja televisão, desenhos animados e sempre entrelaçados com o amor e a paixão pela à vida.

Tem uma coisa que você pode fazer sem reservas, sem fronteiras, sem limites.

Distribua sorrisos, palavras doces, distribua conversas animadoras.

Seja educado cumprimenta o porteiro e o vizinho do lado.

Use a sua influência para espalhar serenidade e segurança...

Vai que ela alcança aquela alma cansada, tristonha e calejada pelas as mazelas da vida.

Faça do seu cantinho um lugar cheio de carinho.

Que o seu perfume seja suave, porém tão intenso que ele vá ao mais extremo de todo mundo levando notícias de que tudo vai passar.

Fique no seu canto!

E distribua seus encantos.

Cada um tem para dá, basta deixar o seu coração desabrochar de amor pela a vida.

Pare, respire fundo e espalhe para esse mundo gotículas de esperança para que nunca, ninguém, canse de amar...

(Jeovana Farias - Goiânia - GO) 

FALA LEITOR

Oi,  eu sou o Pedro Henrique, nesses dias de "recesso" devido a pandemia do Corona vírus, para não me entediar eu faço varias coisas: jogo PS4, brinco de bola e jogo jogos de tabuleiro com meus pais e estou lendo um livro.

(Pedro Henrique Botelho Carvalho - 10 anos - 5° ano Colégio Maria Auxiliadora
Goiânia - GO)

 

Meu nome é Leide Dayanne S. De Sousa, sou professora especialista da Universidade Estadual de Goias, pólo de Jaraguá, no curso de Pedagogia.  Meu Relato sobre a quarentena, acontece da seguinte trajetória. Encerrei minhas  atividades no campus na sexta-feira, dia 13 de março de 2020. Durante o horário de aula ouvíamos falar de algumas instituições parando devido ao coronavírus, mas até então estava lá do outro lado.

 

No domingo fomos informados que não retornaríamos devido a pandemia e que seguiríamos a quarentena em nossos lares. A notícia a princípio me pareceu forte, porém muito significativa diante do cenário. Os grupos de whatsapp das turmas começaram a se movimentar na segunda-feira e, a preocupação não era com a cura do vírus ou a diminuição da propagação, mas sim se terminariam ou  não o semestre letivo.  E assim ocorreu por várias horas essa discussão no grupo e, depois se movimentaram que precisariam estudar o material que já tinham e, que no caso era pouco material.

 

Diante dessa situação eu pensei em ressignificar o cenário e fui na corrente das salas virtuais que vários professores estavam utilizando. E enquanto criava as salas e organizava o material eu fiquei analisando o quanto fazia sentido naquele momento todo o conhecimento adquirido na pós em Arte-Educação que fiz na Universidade Federal de Goiás. No período dessa pós,  gravamos inúmeros vídeos para intentos pedagógicos que eu mesma muito critiquei e hoje diante desse cenário é dessa ferramenta que estou me valendo para ajudar meus alunos.

 

O que o coronavírus me trouxe, foi uma oportunidade de me ressignificar e compreender que todo conhecimento é sempre válido, nunca saberemos quando precisaremos de usá-lo. Ferramenta utilizada como sala virtual classrom e porcentagem de alunos presentes na sala é de 97% da turma, ressaltando que é um contato não oficial. É um fórum de discussão de conteúdos criado para mediar o aprendizado e não como forma de avaliar o aluno em notas e presença, ou seja, quem está ali no ambiente virtual simplesmente aceitou participar mesmo não sendo um contato oficial da Universidade.

(Leide Dayanne S. De Sousa - Professora da UEG Campus Jaraguá)

DICAS DO FOLHINHA

O QUE FAZER DURANTE A QUARENTENA? O FOLHINHA APLICADA PREPAROU SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE VOCÊ PODE FAZER EM SUA CASA. CONFIRA!

A Faber Castell liberou o acesso gratuito de todos os cursos da plataforma on-line até o dia 19/04/2020.  São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças: desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais para todo mundo colocar suas histórias no papel. Acesse os cursos clicando aqui.

Baixe agora o livro "Britto Coloring Book". Você poderá colorir as principais obras do pintor Romero Britto. Clique no ícone abaixo.

Assista o curta "Lily's Hair (2019)".

Em tempos de quarentena, a É Nóis Ki Tá Produções libera seu último curta-metragem: Lily's Hair. Mais um filme 100% gravado no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, e que já rodou o Brasil e outros países. 
SINOPSE: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

Baixe 5 gibis para momentos de leitura. É só clicar nos personagens abaixo.

A Professora Renata Lorena sugere uma atividade muito legal que se chama Lettering. Leia o depoimento, uma ilustração e assista o canal do Youtube e diverta-se.

DESCOBRINDO O LETTERING

Nossa dica para tempos de isolamento social é o lettering. De forma simples, trata-se da técnica de desenhar letras.

Muito usada na arquitetura, essa arte popularizou-se na internet. Para qualquer idade, pode ser um hobby, passatempo, feito em cadernos, agendas, cartazes, naquela mensagem especial... assim tudo fica mais lindo, divertido, carregado de carinho.

 

Aqui em casa, minha filha e eu usamos parte do tempo nessa atividade. Sugerimos que conheçam o canal de YouTube da Marina Viabone, que tem disponibilizado aulas gratuitas para o momento atual.

 

Invista e valorize a arte! Espalhe positividade por aí!

Deixamos aqui uma mensagem a tod@s!

Renata Lorena Vilela de Aguiar (professora na RME-Goiânia)

Luiza Vilela de Aguiar (aluna do 6° ano na Escola Municipal Professora Silene de Andrade)

Mais um curta-metragem que foi feito no município de Melgaço - PA. Quem sabe na próxima edição você relata para nós a sua opinião? Assista e escreva para nós!

Assista a reportagem que a TV UFG realizou sobre o nosso site Folhinha Aplicada no Quadro UFG na Cidade - Enredo Cultural, 5ª temporada, exibido no dia 04/03/2020 - episódio 160. Entrevistados: Prof. Me. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa e Profa. Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha.

Outra sugestão é acessar o site Jornal Joca trás informações atualizadas sobre a pandemia mundia Coronavírus. Veja também a edição especial sobre o tema.

Clique aqui para ir ao site Jornal Joca

Clique aqui para a edição nº 145 do Jornal Joca

JOGO DOS 7 ERROS

Clique na imagem abaixo e e brinque com o jogo dos 7 erros.

7EEROS.jpg

QUEM FEZ ESTA EDIÇÃO:

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Santiago Lemos, Sofia Carvalho Rocha, Jeovana Farias, Leide Dayanne S. de Sousa, Renata Lorena Vilela de Aguiar.

folhinhaaplicada@gmail.com   /  Av. Esperança, S/N - Campus Universitário, Goiânia - GO, 74690-900

Diretoria APM 2018-2019 20181221_185945.

PARCEIROS:

  • Facebook Folhinha Aplicada
  • Instagram - Folhinha Aplicada
  • YouTube - Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576

© 2017 por Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa. Orgulhosamente criado com Wix.com