top of page

Entrevista com a professora aposentada do CEPAE/UFG, Dra. Sônia Santana Costa.

Entrevista elaborada pelos alunos do 4º A e do 4º B com a professora aposentada do CEPAE/UFG, Dr.ª Sônia Santana Costa. Orientação da professora Ruskaia Fernandes Mendonça.

Sônia, ou Soninha, como a maioria dos alunos e colegas a conhece, trabalhou durante muitos anos no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Sua dedicação e competência deixaram boas lembranças e muitas saudades nos seus alunos, que recordam dela com muito carinho. Nessa entrevista vocês poderão conhecer mais sobre essa professora tão querida que aposentou-se no final do ano de 2017.

1. Onde você nasceu?

R- Nasci em Goiânia, no bairro Vila Nova

2. Quantos anos você tem?

R- Tenho 57 anos

3. Quantos irmãos você tem?

R- Tenho 8 irmãos, mas 1 já faleceu. Então agora tenho 6 irmãs e 1 irmão.

4. De quais brincadeiras você brincava na sua infância?

R- Adorava brincar de amarelinha, que eu chamava de “maré”, brincava todos os dias de bola: uma brincadeira que eu chamava de “ordem”, que é aquela que jogamos a bola na parede e falamos e fazemos os gestos da fala jogando a bola (ordem, seu lugar, sem rir, sem falar, um pé, o outro, uma mão, a outra, bate palmas, borboleta, cruzadinha e queda feita). Vocês a conhecem? Também amava brincar de queimada, passar anel, salve cadeia, jogar bola de gude, brincar de finca, subir em árvores, eu parecia uma macaquinha, vivia no pé de amoras, inclusive meu irmão fez uma casinhanessa árvore para mim e minha irmã Ivonete. Adorava brincar de casinha e fazer cozinhadinho. Mamãe me dava arroz e miúdos de frango para eu cozinhar, ela ou o papai fazia o fogareiro para eu e minha irmã fazermos a comida (depois os adultos vinham comer um pouquinho antes do almoço da mamãe).

O que mais gostava era ouvir histórias contadas pelo meu padrinho quando já era noite. A família se reunia para ouvi-lo contar histórias. Mas eu nunca ouvi o final porque sempre dormia. Há poucos dias perguntei ao meu padrinho como as histórias acabavam. Ele disse que elas não acabavam porque ainda estavam acontecendo. Eu disse, como assim? Ele respondeu que a história sobre a casa das 7 mulheres e dos dois homens fortes e valentes era na verdade sobre mim, minhas irmãs e irmãos. Ele juntava às histórias a vida que levávamos. Por exemplo: na história do Gato de botas ele falava, “bota me bota na casa de minha irmã mais velha” e aí falava sobre minha irmã mais velha... depois, falava sobre a gata borralheira, então contava sobre como as minhas irmã eram trabalhadeiras... e assim por diante!

Nunca vou me esquecer!!

5. Você é casada? Tem filhos?

R- Sou casada e tenho dois filhos. Um se chama Artur, que tem 29 anose o outro Lucas, que tem 27 anos.

6. Com quantos anos você se casou?

R- Eu me casei com 26 anos.

7. Onde você conheceu seu marido?

R- Eu fui apresentada a ele em um projeto de extensão que participamos juntos, quando fazíamos faculdade.

8. Com quantos anos você entrou na escola?

R- Com 7 anos.

9. Em quais escolas você estudou?

R- Na Primeira Fase eu estudei no Colégio Estadual Dom Abel, na Escola Bezerra de Menezes. Na segunda fase estudei no Educandário Moderno. No Ensino Médio estudei no Colégio Pré-Universitário. Na graduação estudei na Universidade Católica e na Universidade Federal de Goiás - UFG. O mestrado e doutorado também fiz na UFG.

10. Por que você escolheu ser professora?

R- Quando eu fiz meu primeiro ano a minha professora deu um tapa no meu rosto. Eu disse que nunca seria professora, por conta disso me mudaram de sala e encontrei uma professora muito carinhosa e atenciosa. Então eu disse que ia ser professora, igual à segunda professora para poder não deixar ninguém bater em meus alunos.

11. Qual curso você fez para se tornar professora e quantos anos você estudou para isso?

R- Eu fiz a graduação em Pedagogia, em 4 anos, mestrado em Educação Escola Brasileira em 4 anos e doutorado em Educação em 3 anos. Um total de 11 anos.

12. Quantos anos você trabalhou no CEPAE?

R- trabalhei durante 27 anos.

13. O CEPAE foi à primeira escola em que você trabalhou?

R- Não, antes eu trabalhei na APAE, uma escola para crianças com deficiências, como professora. Depois trabalhei como coordenadora pedagógica em uma escola agrícola.Em seguida fui professora para alunos do Ensino Fundamental e Segunda Fase, no turno noturno, em uma escola estadual e finalmente trabalhei no CEPAE como professora, no Ensino Fundamental e no Mestrado, trabalhei também como coordenadora, como pesquisadora e participei em vários projetos de extensão.

14. Qual é o seu super-herói ou super-heroína favorito (a)?

R- Eu sempre gostei muito do Hulk e do Thor.

15. Seu cabelo é natural ou pintado?

R- É pintado! Ainda não assumi os fios brancos.

16. Qual é o seu sonho?

R- Aprender a amar todas as pessoas, indistintamente! E não estou sendo piegas, tenho me exercitado para conseguir isso!!

17. Qual é o seu signo?

R- Virgem

18. Qual o bairro onde você mora?

R- Chácaras de Recreio Samambaia

19. Você mora em uma casa grande?

R- Agora que meus filhos se casaram a casa ficou grande e dá para acolher nossas visitas, os amigos e parentes!

20. Qual a sua comida favorita?

R- pão.

21. Qual seu filme favorito?

R- “DogVille” e “Meia noite em Paris”

22. Qual foi o melhor dia da sua vida?

R- Quando meus filhos nasceram!

23. Qual o nome da sua melhor amiga?

R- Essa pergunta é difícil, cada amiga tem algo em particular e gosto muito de todas! Tem minhas amigas que conheço desde quando eu tinha 7 anos e convivemos até hoje, amigas de quando eu tinha 11 anos e somos amigas até hoje, amigas de quando eu tinha 17 anos e somos amigas até hoje e tem minhas amigas e amigos, professores do Cepae, por quem tenho um carinho enorme!!


Em Destaque
Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page