Vol. 12, Nº 51, Agosto/2021

AOS LEITORES

Tudo bem com você? Esperamos que sim!  Esta edição está com vários livrinhos, com certeza fará uma leitura muito interessante. Neste tempo de pandemia, ouvimos muito falar sobre sobre o SUS, você sabe o que significa? O que ele faz? Uma história em quadrinhos vai te ajudar a conhecer. Vale conferir os textos produzidos,  inspirados pelo nosso folclore, as lendas, os contos e os mitos. É colocar a imaginação para trabalhar. Também temos contação de histórias, desenhos... Aproveite! Até a próxima edição.

CANTINHO DA LEITURA

POEME-SE

O Projeto "Poeme-se" foi realizado pelos alunos e professores do CEPI Professor Genesco Ferreira Bretas (Goiânia-GO), SEDUC-GO. Baixe o livro e boa leitura!

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E BAIXE O LIVRO

Sem título-1.jpg

A MORTE DO VINGADOR
Livro realizado pela aluna Keiliane Souza da Silva do 2º ano C sob a orientação do Professor Paulino Antônio da Silva Moreira do Cepi Professor Genesco Ferreira Bretas (Goiânia - GO).



CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E BAIXE O LIVRO

A MORTE.jpg

MÊS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Em agosto no dia 22 celebramos o Folclore no Brasil. Os alunos da Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - Go) produziram textos inspirados nas lendas, contos e mitos conhecidos.

A LENDA DO CACHORRO DE FOGO
Lyrielly Conceição Castro Alves - 5º ano A
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Profa. Beatriz  Ferreira Pacheco


A lenda é bastante conhecida e é passada por gerações. Conta-se  que um cachorro se transforma em dias de lua cheia em um grande animal agressivo e solta chama por todos seu corpo. Um cachorro grande todo preto de grandes olhos vermelhos.

Ele protege sua toca contra caçadores e conta com uma agilidade inexplicável, tem ouvidos agudos e percebe ameaça a longe distância. Isso facilita sua defesa. 

Escuta-se história nas redondezas da aparição do terrível cachorro de fogo que vem em busca de alimento nas fazendas, atacando as vacas, os carneiros, entre outros animais para satisfazer sua fome.




O SAPO ENCANTADO

Mickaely de Souza  - 5º ano A
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Profa. Beatriz  Ferreira Pacheco

O sapo mora no meio de um rio chamado Piriá. Diz os pescadores daquele rio que ele afunda as canoas e encanta todos os moradores ribeirinhos. Eles tem muito medo de passar por lá por que relatam que já tiveram amigos que foram pescar e sumiram.

A história desse sapo é contada por todos os ribeirinhos da comunidade da vila do Jápim e de outras localidades. Todas elas contam a mesma história que nesse local do rio ninguém pode pescar principalmente a noite porque ele faz fortes maresias até que a canoa afunde. Coisas inexplicáveis acontece em toda a região.




A LENDA DO HAKAI
João Vitor da Silva Pereira - 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Profa. Genilda de Almeida Sousa

Meu conto é sobre o Hakai, o protetor dos mares. Hakai protege o mar da poluição e dos caçadores marinhos. O Hakai é do bem.

Ele é uma lula gigante que vive no fundo do mar. Quando o mar está em perigo Hakai com seus tentáculos acerta os invasores que querem fazer o mal. Ele vive nas rochas camuflado só observando e protegendo o mar e todos que nele vive.

Ele é o protetor mais amado de todos os mares. Com ele o mar estará salvo e protegido




O MENINO DA PORTEIRA QUE FALAVA COM OS ANIMAIS
Maria Luiza Xavier da Silva - 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Profa. Genilda de Almeida Sousa

 Era uma vez o menino ,o nome dele é Vitor,. Um dia ele foi até a porteira , encostou e desapareceu e os pais ficaram muito preocupado por que ele era uma criança e não podia se virar sozinho. Passaram sete anos, antes ele tinha oito e agora está com quinze anos , e infelizmente os pais dele morreram, mas ele não sabia, aí ele foi picado por uma cobra brilhante e muito estranha. 

Passou alguns dias e ele começou a ter orelhas de lobo, patas e mãos de boi e nariz de pato. Ele começou a agir como bicho e até os animais que ele tinha amizade parou de conversar com ele.




A LENDA DO MACACO

Ryan Guilherme Costa de Lisboa - 5º ano C
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa

Era uma vez um macaco que vivia no zoológico e ele era o único macaco. Um dia ele tentou sair do zoológico e conseguiu.  Mas lá fora tinha uma água verde e bebeu a água. O macaco desmaiou. Quando ele acordou tinha mudado muito. Ele atacava as pessoas quando saíam a noite.



HOMEM-LEÃO
Vitor Gabriel Ribeiro da Silva - 5º ano C
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira-GO)
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa

O homem-leão zumbi era assim: Um homem foi pescar as 3 horas da madrugada e, de repente​ m leão o matou e voltou zumbi. Ele tem juba de leão, braço e olho de zumbi e corpo de humano e tem uma armadura que roubou de um defunto e vive nas cavernas e no cemitério. Tem uma picareta que usa para enterrar suas vítimas e esqueletos.

Para ele virar humano precisa cortar a juba e a cauda, o braço zumbi e jogar uma pedra no olho e coloque um bife no cemitério e no dia seguinte vira humano e imune a mordida do leão e precisa também quebrar a picareta.

VOCÊ SABIA?

ENTENDA O SUS

O livro "Entenda o SUS" são histórias em quadrinhos realizado pelos alunos e professora do Colégio Floresta (Senador Canedo - GO).


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E BAIXE O LIVRO

SUS.jpg

RECONTO DE HISTÓRIAS

RECONTO DA HISTÓRIA: "EMÍLIA"
Pedro Augusto Ramos Costa  - Agrupamento V
Escola Municipal Terra Prometida (Aparecida de Goiânia-GO)
Orientação: Profa. Thaís Ferreira de Oliveira


Livro: Emília, a boneca que virou gente
Editora: Globo
Ano: 2009

RECONTO DA HISTÓRIA: "A CINDERELA"
Isabela Ermínio Tavares  - Agrupamento V
Escola Municipal Terra Prometida (Aparecida de Goiânia-GO)
Orientação: Profa. Janice Ramos Nascimento


Livro:  Cinderela. 
Coleção: As mais lindas histórias
Ilustração: Solange J. P. Reetz
Revisão: Vera Lúcia Barbosa
Editora: Blu Editora Ltda.
Ano: 2013

DESENHOS NO FOLHINHA

TIRINHAS: FÉRIAS E ESCOLA
Alunos do 2º ano do Cepae/UFG orientados pelas Professoras Andréa Alves e Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

1.jpg

Emanuelly Cardoso
Cepae/UFG (Goiânia - GO)

2.jpg

Davi Lucas Souza
Cepae/UFG (Goiânia - GO)

3.jpg

Pedro Melo de Carvalho
Cepae/UFG (Goiânia - GO)

QUEM FEZ ESTA EDIÇÃO:

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Beatriz Ferreira Pacheco, Genilda Almeida de Sousa, Paulino Antonio da Silva Moreira, Rita de Cássia da Silva Oliveira, Kelly Ferreira Pires, Thaís Ferreira de Oliveira e Janice Ramos Nascimento.