Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
VOL. 16, Nº 75, AGOSTO/2025
AOS LEITORES
Tudo bem com você? Nesta edição encontrará mais uma aula de espanhol, feita especialmente para você! Aproveite! E suas férias, como foram? Deu para descansar? Alguns estudantes resolveram nos contar o que fizeram nas férias! Será que fez o mesmo? Alguns desenhos vão te inspirar a inventar outros, com certeza! Teve desenho até para homenagear os amigos, legal, hein? Bem, não perca tempo! Até a próxima edição!

CEPAE/UFG É A MELHOR ESCOLA PÚBLICA DE GOIÁS
Por Neisi Maria da Guia Silva
O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação(CEPAE), escola de educação básica da Universidade Federal de Goiás, se destacou como a melhor escola pública de Ensino Médio de Goiás, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, cujo resultado foi divulgado em julho de 2025.
Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar, ou seja, taxas de aprovação escolar obtidas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações em língua portuguesa e matemática dos estudantes.
Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e melhor proficiência nas avaliações.
O Ideb apresenta, para além dos dados de conhecimento dos alunos, o público atendido em cada escola, com indicativo de I a VIII para o nível socioeconômico dos alunos matriculados na unidade, e o CEPAE/UFG está em IV.
Outro ponto analisado está relacionado a formação adequada dos docentes, sendo que 98,70% dos docentes do CEPAE/UFG, atendem a esse critério.
Informamos que a forma de ingresso no CEPAE/UFG é por meio de sorteio realizado uma vez ao ano pelo Instituto Verbena/UFG.
Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do CEPAE/UFG, pelo e-mail: secretaria.cepae@ufg.br ou pelo telefone: 3521-1083.

AS FÉRIAS DE JULHO
Escola Municipal Bernardo Élis
(Goiânia - GO)
Orientação: Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Tudo começou assim: eu acordei muito estressada, então joguei Free Fire e isso me deixou mais calma. Depois, fui almoçar na casa da minha tia, porque ela me mandou um áudio dizendo: “Oi, Ana, tudo bem com você? Você vai vir aqui em casa hoje?” Eu respondi que sim, me arrumei toda e fui lá.
Quando cheguei, pedi a bênção para todo mundo. Brinquei de pega-pega, de cabana, de esconde-esconde e, depois, almoçamos. Ah, essa tia que me mandou o áudio tem nove anos de idade!
Ana Luiza da Silva Queiroz - 3º ano B
Domingo foi o dia mais feliz da minha vida. De manhã, nós lanchamos. Depois, chegou a hora do almoço, na casa da minha mãe. Ela convidou o meu tio Zé, a Grace, a Greyce Kelly, as minhas primas e a minha avó. Nós ligamos para o meu avô e ele estava na Serra da Mesa. Depois, nós fomos para a pracinha. Mais tarde, eu fui para a igreja, e quando cheguei em casa, jantei e fui dormir.
João Miguel Chagas Gomes - 3º ano B
Eu mexi no celular e estava jogando Roblox dentro do jogo. Depois de jogar, eu fui jogar Blox Fruits. Depois, fui brincar com a minha irmã de fruta. Em seguida, brinquei de pega-pega e de balança. Depois, brinquei com meu irmão Kauan.
Daniel Eurípedes Bonino de Almeida - 3º ano B
Eu joguei no celular o dia inteiro. Fui para a casa do meu pai, depois comi cachorro-quente e fui para a casa da minha avó.
Derick Abrantes Procedino Coelho - 3º ano B
Eu fui para a casa da minha avó. Quando cheguei lá, encontrei uma pipa em cima do telhado dela. Aí eu peguei a pipa e fui soltá-la.
João Fábio Magalhães da Silva - 3º ano B
Nesse dia, eu acordei muito feliz porque era aniversário da minha avó. A gente fez uma festa. Eu comecei a encher os balões e chegou a hora do almoço. Teve carne assada e estava muito gostosa. De sobremesa, teve pudim. Depois, eu tomei banho de piscina, fui para a praia e, depois, fui para a casa da minha prima e dormi lá.
Yasmin de Jesus Leite - 3º ano B
No dia das férias, eu acordei bem cedo porque era meu aniversário de 9 anos. Antes disso, meu pai me levou para a casa da minha tia, para eu brincar com os meus primos por um tempo. Depois, ele foi me buscar lá. Quando cheguei em casa, minha família estava toda lá. Cantaram parabéns para mim e, depois, eu fui dormir na casa da minha avó.
Nicolas Salatiel Mendes dos Santos - 3º ano B
ARTE E CULTURA NAS PAREDES DO CEPAE
Cepae/UFG
(Goiânia - GO)
Orientação: Profa. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
A inclusão de propostas que buscam incentivar as diferentes expressões artísticas e culturais no ambiente escolar são essenciais, pois desenvolvem a criatividade, incentivam o trabalho colaborativo, aprimoram habilidades cognitivas e motoras, promovem o respeito à diversidade e valorizam as manifestações culturais presentes na sociedade. Quando os estudantes estão em contato com diferentes elementos, tradições, histórias e expressões artísticas que representam inúmeros grupos sociais, sua visão de mundo é ampliada, desenvolvendo uma consciência crítica, atenta, empática e mais preparada para viver novas experiências.
Nesse sentido, o projeto de ensino “Nuestro Espacio nos Identifica” tem como objetivo transformar as salas de aula dos estudantes dos últimos anos do Ensino Médio do CEPAE/UFG em um espaço acolhedor e representativo, repleto de ideias, mensagens, imagens e lembranças que marcaram sua passagem pela escola. Os estudantes se dividem em grupos de trabalho, elaboram projetos para seus murais temáticos, dividem tarefas, desenham, pintam, conversam, cantam, dançam, se expressam e se acolhem. Passam um semestre dedicados à elaboração de seus murais e fecham essa etapa de ensino deixando sua marca na escola. Compartilhamos algumas imagens desse projeto coordenado pela professora Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes, do Departamento de Língua Estrangeira-Espanhol.
PINTURAS EM TELAS
Cepae/UFG
(Goiânia - GO)
5º anos A e B
Orientação: Profa. Márcia Ferreira Torres Pereira
DESENHO NO FOLHINHA

Desenho de Gabriele Barros Silva
(2º ano - Cepae/UFG - Goiânia-GO)
Orientação: Profa. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

(Goiânia - GO)
E-BOOK: PERGUNTAR PARA CONHECER: ASTRONOMIA
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO, LEIA E BAIXE O E-BOOK
Os alunos do 5° B escreveram um texto com suas opiniões e percepções sobre o e-book “Perguntar para Conhecer: Astronomia.
A professora Odara divulgou o e-book “Perguntar para Conhecer: Astronomia”. Esse projeto feito durante a Pandemia em 2021 foi uma parceria entre os alunos, famílias e escola.
Idealizado pelas professoras dos 2º anos dos Anos Iniciais e Paulo Sobreira, o e-book une perguntas curiosas, instigantes e a representação do Sistema Solar de várias maneiras: em pedras naturais, objetos plásticos descartáveis, entre outros.
O resultado é um acervo de memórias boas para as futuras gerações de crianças do CEPAE.
Minha pergunta é: “Será que o núcleo da Terra pode explodir?”
Sofia de Castro
Cepae/UFG
Goiânia - GO
Nesse ano de 2025, a professora Odara projetou o e-book sobre o Universo e o Sistema Solar feito pelas crianças do 2° ano do CEPAE, juntamente com suas famílias em 2021.
Esse projeto idealizado pelos professores dos 2º anos e professor Paulo Sobreira de Física e Astronomia da UFG é muito interessante porque incentiva a criatividade das crianças sobre a temática. Elas fizeram maquetes dos planetas solares com massinha colorida, materiais descartáveis como papelão e plástico, pintura em pedras naturais e até um Sistema Solar foi representado no teto do quarto de uma aluna. Quanta criatividade!!!
As perguntas elaboradas no e-book são muito interessantes e curiosas. E pensar que tudo isso ganhou vida em um momento tão difícil (Pandemia), a imaginação das crianças trouxe esperança e nos levou ao infinito!
Agora, a professora Odara pediu aos alunos do 5° ano para escreverem um texto sobre o e-book. Estou maravilhado com esse projeto e tenho perguntas que me geram dúvidas como: “Porque Saturno tem anéis?”; “Quais os motivos fizeram com que Plutão deixasse de ser considerado um dos planetas do Sistema Solar?”
Pedro Gabriel
Cepae/UFG
Goiânia - GO
Nesse ano de 2025, a professora Odara nos mostrou um e-book chamado “Perguntar para Conhecer: Astronomia” que as crianças do 2° ano fizeram em 2021.
Elas usaram massinha e objetos coloridos e uma dessas crianças fez a galáxia no teto do quarto da sua casa. Essa atividade foi realizada com os professores dos 2º anos juntamente com o professor e astrônomo Paulo Sobreira.
Minhas perguntas são:
1ª Os planetas são feitos de que?
2ª Por que o Sol é tão importante para a vida na Terra?
3ª O que são cometas e qual sua origem?
Helena do Prado
Cepae/UFG
Goiânia - GO
HACIA EL ESPAÑOL: LENGUA Y CULTURA HISPÁNICA DESDE TU CASA
¡Hola! ¿Cómo están? En la edición de agosto, vamos a hablar sobre gastronomía latinoamericana, ya que es parte esencial en la formación de la identidad cultural de los pueblos de América Latina. Conocer la gastronomía típica de diferentes países es fundamental para promover el respeto a la diversidad, a las manifestaciones culturales, fortalecer la identidad cultural de los estudiantes y ampliar su visión del mundo. Al conocer las lenguas, tradiciones, historias, manifestaciones artísticas y prácticas sociales de los distintos pueblos que forman parte de América Latina, los estudiantes desarrollan una conciencia más crítica y abierta hacia la diversidad, aprenden a valorar sus raíces y las de sus vecinos, sin prejuicios. La gastronomía latinoamericana es una celebración de la diversidad cultural, histórica y geográfica del continente. Con influencias indígenas, africanas, europeas y asiáticas, los platos típicos reflejan la fusión de saberes ancestrales y tradiciones heredados a lo largo de los siglos, conformando una cocina rica, creativa y profundamente conectada con la identidad de sus pueblos. Cada país posee una culinaria única, marcada por ingredientes nativos como maíz, papa, mandioca, ajíes, frijoles, quinua y cacao, que fueron cultivados y utilizados por las civilizaciones precolombinas mucho antes de la llegada de los colonizadores europeos. Estos ingredientes, combinados con técnicas e insumos traídos de otros continentes, dieron origen a platos icónicos y sabores inolvidables. En el mes de junio, en las clases de español del 2º año de la Enseñanza Media, del Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), fueron propuestas actividades sobre gastronomía de América Latina, culminando en un día de degustación de platos típicos hechos por nuestros estudiantes y por la profesora Fabiana P. F. Fernandes, responsable por las clases de español. Compartimos algunos registros de la actividad.
RESUMOS TCEM
Nesta seção apresentamos resumos de pesquisas realizadas por estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás, resultantes da disciplina de Trabalho de Conclusão do Ensino Médio (TCEM).








































