Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
VOL. 16, Nº 72, FEVEREIRO/2025
AOS LEITORES
Tudo bem com você? Esperamos que sim.
Nesta edição encontrará um pouquinho do que os estudantes do Ensino Médio estão pesquisando. São estudos interessantes e que têm muita importância para todos. Aproveite! E as animações? Antes tão distantes das escolas, agora, com os aplicativos gratuitos as crianças estão criando com muita imaginação. Quem sabe te inspira a criar a sua? Se fizer alguma, envie para o Folhinha. Estaremos esperando! Bem, não perca tempo! Até a próxima edição!

CONCURSO BRASÃO DA
E.M. LÁZARA MARIA DA COSTA
RESULTADO DO CONCURSO DO BRASÃO DA ESCOLA
Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Durante o mês de fevereiro, nossa escola viveu um momento muito especial! Todos os alunos participaram do Concurso do Brasão da Escola Municipal Lázara Maria da Costa. Durante esse período, os professores explicaram em sala de aula o conceito de brasão, sua importância e como ele representa uma instituição. Depois, cada estudante teve a oportunidade de soltar a criatividade e criar seu próprio desenho!
A participação foi incrível! Toda a escola desenhou, e para escolher o brasão oficial, seguimos quatro etapas de seleção:
1ª etapa: A equipe gestora analisou todos os desenhos e fez a primeira seleção.
2ª etapa: Os desenhos selecionados foram apresentados para professores e funcionários, que votaram nas opções que melhor representavam a escola.
3ª etapa: Seis desenhos foram escolhidos, e uma nova votação foi feita pela equipe gestora, professores e demais funcionários. Dessa votação, três brasões foram selecionados para a etapa final.
4ª etapa: Os três finalistas foram para a votação popular no storie do Instagram da escola, onde a comunidade escolar ajudou a escolher o brasão oficial!
E no sábado, dia 8 de março, tivemos o resultado final!
1º Lugar – BRASÃO 02 - 268 votos (37%)
2º Lugar – BRASÃO 01 - 234 votos (32%)
3º Lugar – BRASÃO 03 - 220 votos (31%)
No total, 722 pessoas participaram da votação no Instagram! Além disso, foi muito legal ver as famílias e amigos apoiando e torcendo por cada brasão!
Agora, o brasão vencedor passará pelas mãos de um designer gráfico, que fará a vetorização do desenho da criança e ajustes técnicos para que ele fique pronto para representar oficialmente a nossa escola!
Parabéns a todos os alunos que participaram! Seu esforço e criatividade ajudaram a construir a identidade da nossa escola! E um grande obrigado a toda a comunidade escolar que votou e fez parte dessa escolha tão especial!
Agora, nossa escola tem um brasão oficial, que representará nossa história e nossa união!

CURTAS LATINOS
No dia 28 de agostode 2024, fomos uma das escolas selecionadas para assistir alguns curtas latino americanos sobre temas transversais. Juntamente com a professora Iris de Oliveira, de espanhol, fomos ao auditório assistir.
Em minha opinião achei muito relevante nos mostrarem os curtas, pois podem nos ensinar muito sobre as diferenças, pensar no mais próximo e nunca julgar ou criticar as pessoas pela capacidade física delas.
Acho relevante mostrar para os alunos de escolas públicas pois pode ajudá-los a contornar situações que interferem na convivência coletiva e a compreender sua participação na sociedade, sempre associando conteúdos estudados e é fundamental para aprendizagem.
O curta sobre “Amizade e bicicleta” foi o que mais me chamou atenção. Tratava-se de duas crianças com impossibilidades físicas com um sonho de andar de bicicleta. Tinha um grupo de amigos que faziam bullying com elas, uma por ter pouca visão e o outro andar nas pontas do pé.
Juntos tentaram e não ligaram para as diversas críticas, quando eles conseguiram andar na bicicleta nos mostrou que quanto mais a gente persistir e não ligar para as críticas mais alto poderei chegar. Esse curta nos mostrou a sempre seguir em frente, independente da dificuldade.
Por fim quero dizer que gostei muito de aprender com os curtas latinos e com certeza acho que tem grande importância, nos ensina muito mais do que imaginamos.
Rebeca Ribeiro de Jesus Santos- 1º ano do EM - Íris Carvalho de Oliveira
Em um contexto escolar a divulgação de curtas são propostas interessantes para o aprendizado dos alunos. Muitas das vezes eles não têm tantas oportunidades como alunos das escolas particulares
Um artigo da revista UDESC mostra que propiciar experiências com curta-metragem é uma forma de criar, e multiplicar possibilidades inspirações para pesquisas no processo de aprendizagem, Neles são introduzidos elementos da história e a linguagem do cinema facilita e liberta para a imaginação. Além disso, envolvem diferentes culturas nos países latinos, como o Brasil.
Infelizmente poucos são jovens e adolescentes que têm acesso a isso em escolas públicas. Uma reportagem do G1 no ano de 2023 mostrou que 70% das unidades escolares públicas estão com escassez de equipamentos. Estes são fundamentais para a divulgação dos mesmos.
Em suma, os curtas latino-americanos são muito importantes, pois além de abordar a cultura dos países latinos contribuem para o ensino. Esse tipo de mostra se torna ainda mais necessária nas escolas na atualidade. É preciso que o Ministério de Educação e Cultura crie mais projetos que incluam a divulgação de curtas nas escolas públicas criando assim novas experiências.
Emanuelle Ribeiro Costa - 1º ano do EM - Íris Carvalho de Oliveira
RESUMO DE PESQUISAS DE TCEM
Nesta seção apresentamos resumos de pesquisas realizadas por estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás, resultantes da disciplina de Trabalho de Conclusão do Ensino Médio (TCEM), coordenada pela professora Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes, docente do Departamento de Língua Estrangeira-Espanhol.




ANIMAÇÕES
Animações realizadas na Oficina Animando o maio, projeto de extensão Sessão Corujinha, sob a coordenação de Maria Alice Carvalho, Maria Auxiliadora Fernandes Justiniano Auxiliadora, Neisi Maria da Guia Silva e Ronnan Raimere Cavalcante Mota, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG).
O JARDIM
A MENINA E A ÁRVORE
DIVIDIR É NECESSÁRIO
DESENHO NO FOLHINHA
Manuella Fernandes Galvão
Colégio Integrando Caminhos - Goiânia/GO
